O que é um embaixador de marca?
O influenciador digital que é a cara da sua marca: um embaixador.
O mundo está conectado, o público se adaptou ao ambiente digital e, para as marcas, o desafio é se reinventar e estabelecer uma relação de confiança à distância.
Nesse cenário, o marketing de influência e os influenciadores digitais se tornaram grandes trunfos para conversar com o público de maneira natural, apresentar seus produtos de forma inovadora e estabelecer uma relação de confiança.
Com isso, cada vez mais os influenciadores assumem importantes posições na jornada de compra, como os embaixadores de marca. Ainda não sabe como funciona o conceito? Então vem aprender agora!
O que é embaixador de marca?
O embaixador de uma marca é uma pessoa que compartilha dos propósitos da empresa, fala sobre ela com autoridade e estabelece uma relação entre consumidor e empresa.
O termo que também é usado em inglês "brand ambassador", normalmente é utilizado com influenciadores digitais, mas o embaixador também pode ser um cliente e/ou funcionário, por exemplo.
O embaixador da marca é responsável por possibilitar um primeiro contato entre cliente e empresa e nutrir esse relacionamento de maneira natural - a intenção aqui é mostrar que não é "só marketing" e que o cliente não é apenas um número.
É importante que esse embaixador acredite de fato na marca, tenha profundo conhecimento sobre suas soluções e compartilhe da visão, missão e valores da companhia.
Embaixador x garoto(a) propaganda
Muitas vezes, os conceitos podem ser confundidos; mas é importante entender que são bem diferentes.
O embaixador compartilha dos propósitos da marca, estabelece contato com o público, cria relações e é autoridade no assunto em que a marca atua.
Já o garota ou garota propaganda, tem uma veia mais comercial - seu grande objetivo é atingir o público alvo e trazer mais pessoas para o funil de vendas.
Podemos dizer que o promotor ou garoto (a) propaganda da marca trabalha de forma mais "engessada" e formal, ele segue o roteiro e foca no objetivo - aquisição.
Enquanto o embaixador da marca tem uma atuação mais natural - idealmente ele tem seus valores alinhados ao da marca e cria relações mais naturais - conhecendo o público e focando no relacionamento e engajamento, não só na aquisição.
Além disso, o promotor tem uma relação, literalmente, mais formal com a empresa - ele recebe para executar o que recebe; já o embaixador cria seus próprios conteúdos com base nos produtos que ganha, por exemplo.
Por que apostar em embaixadores de marca?
Agora que você já entendeu o que é um embaixador de marca e qual a diferença entre ele e os promotores, vamos falar mais sobre os benefícios que a estratégia pode trazer para o seu negócio.
Relacionamento
Como dissemos, os embaixadores de marca têm o objetivo de estabelecer conexão com o seu público, criando uma relação real e orgânica. Esse, com certeza, é um dos maiores benefícios da estratégia e super requisitado por marcas que querem ir além com os seus consumidores.
Aquisição
Os embaixadores também contribuem com a aquisição de novos clientes. O público, principalmente, o brasileiro adora os influenciadores digitais e são realmente influenciados. Pesquisas apontam que mais de 40% dos consumidores já realizaram compras sob influência dos criadores.
Profundidade
O conteúdo com os embaixadores também é mais profundo. Você lembra que as marcas precisam escolher embaixadores que estão alinhados aos seus propósitos? Isso também atinge os consumidores, afinal, os criadores divulgam esses valores com mais ênfase e naturalidade, saindo apenas da "missão, visão e valores" do site da companhia. O que é super benéfico já que mais de 80% dos brasileiros preferem comprar de marcas alinhadas aos seus valores pessoais.
Personalização
Com um relacionamento mais próximo com o usuário, as estratégias também tendem a ser mais personalizadas.
Com o trabalho do embaixador, você deixa de conhecer apenas as informações do público-alvo, como sexo, idade e região e passa a conhecer características da sua persona. Como elas se comunicam, quais canais preferem, hábitos de consumo, etc.
O que também é muito valorizado entre os consumidores!
Segundo uma pesquisa realizada pela OpenText com 2 mil pessoas, mais de 70% dos entrevistados disseram preferir comprar de marcas que os tratam de forma individualizada.
Como escolher um embaixador para minha marca?
Curtiu a estratégia e quer testá-la? Então vamos lá! Claro que separamos dicas para te ajudar nesse processo, confira.
1 - Estude seu planejamento
Pode parecer óbvio, mas é muito importante! Estude, revise, aprofunde-se na estratégia da sua marca: valores, visão, missão, propósitos, objetivos - você precisa ter todas essas informações na ponta da língua.
Essa autoridade no assunto será fundamental para escolher um embaixador que esteja alinhado à companhia.
2 - Conheça sua persona
Agora que você já sabe absolutamente tudo sobre a marca, é hora de aprofundar-se no público. Aqui, estamos falando além de público-alvo, estude realmente quem é a sua persona: quais são suas dores, desejos, necessidades, hábitos de consumo, preferências, padrões, etc.
Já pensou encontrar um embaixador que esteja alinhado aos propósitos da sua empresa, mas não converse com o seu público? Por isso, essa etapa é fundamental!
3 - Objetivos
Feito a parte macro do seu planejamento, é hora de entrar no detalhamento da estratégia de marketing de influência. Por que sua marca quer trabalhar com um embaixador?
Sim, é hora de elencar todas essas respostas: por que trabalhar com um embaixador, qual mensagem você quer passar através dessa pessoa, o que você vai fazer para sustentar essa estratégia, etc.
Essas respostas são imprescindíveis para basear a sua estratégia e as ações que serão tomadas para alcançar os seus objetivos.
4 - Hora da escolha
Agora que você já reuniu as informações mais importantes da sua marca, do público e estabeleceu objetivos, é hora de conhecer os perfis que mais se adequam às suas necessidades.
Claro que você pode contar com o MIS para conhecer influenciadores digitais com perfis específicos e escolher o seu embaixador.
Aqui, além de estar alinhado aos propósitos da sua marca, vale ressaltar alguns pontos de atenção, como: perfil, comportamento, hábitos, engajamento e outras variáveis que podem ser delicadas para algumas empresas como religião e posição política, por exemplo.
Opcional: teste drive
Algumas marcas apostam em "testes drive" com alguns influenciadores digitais para entender como se desenrola a relação deles com o público. Observe as opções que você escolheu e avalie além das métricas: como o público reagiu, quais foram os principais assuntos que os seus consumidores discutiram após a aparição do criador? Peça feedbacks de pessoas próximas e entenda como esse teste funcionou.
Ao escolher um influenciador digital para ser o embaixador da sua marca, você não precisa anunciá-lo sem qualquer preparação, você pode fazer algumas ações com o criador antes de nomeá-lo embaixador para observar esses pontos.
Cases de sucesso
Um ponto importante para ter um case de sucesso com uma estratégia de marketing de influência é entender que o cliente é o centro da estratégia.
O mundo mudou, as marcas mudaram e, principalmente, o consumidor mudou - ele não quer ser mais um número, quer atendimento personalizado, marcas alinhadas aos seus propósitos e experiências de compra inigualáveis.
Tendo isso em mente, será mais fácil criar uma estratégia de sucesso.
Falando nisso, quais marcas apostaram em embaixadores e foram bem sucedidas? Consegue pensar em alguma? Relembre!
- Anitta + Skol;
- Gabriel Medina + Adidas;
- Paulo André + Nike;
- Gisele Bundchen + Natura;
- Ingrid Silva + Dior.
Casos de sucesso não faltam, a sua empresa está pronta para ser a próxima?
Conte com a gente para conhecer os influenciadores digitais mais adequados ao seu negócio, aposte na estratégia, aprofunde-se, teste, acompanhe os resultados e sinta a diferença!