Influenciador: saiba como encontrar o seu nicho!

Os nichos podem contribuir com o seu sucesso como influenciador digital, sabia? Descubra como encontrar o seu agora.

Influenciador: saiba como encontrar o seu nicho!

Os nichos podem contribuir com o seu sucesso como influenciador digital, sabia? Descubra como encontrar o seu agora.


Não é novidade que os influenciadores digitais dominaram a internet e são extremamente representativos quando falamos de awareness, engajamento e até conversão, mas afinal, como se tornar um criador de conteúdo nichado na internet?

Para darmos início a esse assunto, precisamos entender que os nichos são extremamente importantes para as marcas e, consequentemente, a estratégia de marketing de influência também aposta nessa segmentação, trazendo para perto criadores que têm a ver com o tema que tratam e deem match com o público.

Com isso, a grande questão de um profissional que quer apostar nessa carreira é: como encontrar meu nicho?

Você está neste momento? Então vem com a gente que vamos te ajudar a descobrir.

O que é um nicho de atuação?

Um nicho de mercado é uma parte de uma área de atuação, ou seja, uma parte específica / segmentada de uma grande área.

Por exemplo: o nicho de maquiagem é uma parte específica da grande área de beleza; este nicho possui interesses específicos e é formado por grupos de pessoas que têm interesses em comum dentro dessa especificidade.

Para ficar ainda mais claro, vamos pensar na área da saúde, ela é enorme e possui muitas ramificações e especificidades, quando falamos de conteúdo nichado, podemos escolher, por exemplo, a saúde infantil. Essa é uma área específica composta por um grupo seleto.

Viu como atuar em determinado segmento é importante? Entender o nicho de atuação ajuda a compreender quais são os grupos de interesse, as especializações possíveis e as segmentações mais efetivas dentro dessa parcela.

Por que preciso atuar em um nicho?

Se você está começando como influenciador digital, encontrar o seu nicho é fundamental. Isso porque, como falamos, as marcas buscam criar relações com criadores de conteúdos que tenham proximidade com o tema que tratam, entendam as dores, desejos e necessidades e, principalmente, consigam estabelecer uma relação orgânica com o público.

Basicamente, quando um influenciador digital trabalha de forma nichada, ele:

  • tem mais oportunidades de se relacionar com marcas sérias e consolidadas;
  • atinge públicos mais específicos e assertivos, de acordo com o tema que trata;
  • tem uma base mais engajada, já que ela compartilha dos seus interesses;
  • consegue conversar de forma mais próxima e orgânica com o público;
  • tem autoridade no tema que trata;
  • gera resultados mais expressivos e benéficos para si e para a marca parceira;
  • e, com todos esses benefícios, o influenciador também oferece mais possibilidades e eficiência para as marcas que o procuram.

Além de todos esses benefícios, é fundamental pensar no público. Pense em você mesmo, você segue influenciadores digitais que falam de todos os temas em alta? Criadores que exploram vários assuntos sem profundidade? Não, né?

Os criadores digitais dominaram o mercado e não foi à toa! Segundo pesquisa divulgada pela Exame:

  • 67% dos usuários brasileiros do Instagram seguem algum influenciador digital;
  • 55% já compraram algo indicado/usado por um influ;
  • 40% dos brasileiros que compram pela internet disseram tomar decisões baseadas nas recomendações de algum criador de conteúdo.

Muito provavelmente esses dados não são provenientes de conteúdos genéricos, concorda? O nicho é imprescindível para bons resultados, então vamos encontrar o seu!

Como encontrar meu nicho?

Com todos esses benefícios não dá para ficar só no conteúdo amplo e genérico, né?

Lembre-se do famoso ditado: quem entende/fala de todos os assuntos, acaba não tratando com propriedade de nenhum.

Então vamos nessa apostar em um conteúdo específico, nichado e de valor? Confira algumas dicas para encontrar o seu nicho e começar a atuar de forma mais segmentada.

1 - Liste temas que você gosta

Em quais temas você tem interesse? Faça uma lista com todos eles: tecnologia, beleza, moda, vida fitness, finanças? Liste os assuntos que você gosta, entende, tem facilidade e se sente à vontade para compartilhar.

A dica é elencar todos os assuntos que você gosta e depois ir reduzindo para aqueles que você tem interesse em aprender mais e se sente à vontade para compartilhar.

2 - Avalie o público

Com a sua lista de paixões pronta, observe: esses temas trarão valor para o público? Como darei continuidade a cada um desses temas durante um longo período? Como o público desse assunto é atendido hoje, o que quer dizer: existem muitas informações sobre o assunto? Elas são confiáveis? O assunto é facilmente desdobrado para temas relacionados? Levante essas questões através de suas percepções, pesquisas e análise de outros influenciadores, por exemplo.

3 - Observe o entorno

Provavelmente a sua primeira lista já reduziu consideravelmente, agora que você tem menos temas, vá atrás dos influenciadores digitais que tratam desses assuntos.

Como eles abordam o tema? Como o público se comporta? Você acredita que pode oferecer conteúdos diferentes e/ou que agreguem mais valor para o público? E as marcas que atendem esse segmento, como se comportam em relação ao marketing de influência?

4 - Escolha os canais

Com todas as pesquisas que fez até agora, você já deve ter entendido muito sobre o público, as marcas e o entorno do tema que escolheu, então vamos além: quais canais são mais aderentes ao tema e ao público? Como os outros influenciadores do nicho trabalham os canais?

Se você pretende falar de um tema complexo como tecnologia ou finanças, por exemplo, pode ser mais interessante trabalhar com YouTube, blog ou Instagram.

Já se o tema for mais "leve", como entretenimento, você pode apostar em TikTok, Instagram ou Twitter.

Claro que quem vai ditar a escolha dos canais é o público, mas é interessante entender as possibilidades de cada um antes de escolhê-los.

5 - Liste as marcas

Você já escolheu seu nicho, se sente à vontade para ensinar e aprender sobre o tema, observou outros influenciadores digitais, escolheu os canais de atuação, agora é hora de entender: quais marcas atuam nesse nicho?

Segundo uma pesquisa realizada pela Youpix e a empresa de pesquisas Nielsen, 84% das marcas pretendem ampliar o investimento na estratégia, somando mais de R$ 1 milhão anuais em projetos de marketing de influência.

Por isso, liste as marcas que atendam o segmento que você escolheu, pesquise sobre elas, veja se você, seus propósitos e valores estão alinhados aos dela, e como é o investimento em marketing de influência de cada uma. Esse passo é importante para entender as possibilidades futuras e a viabilidade de possíveis parcerias.

6 - Comece!

A teoria é importante, mas você só vai entender o funcionamento, de fato, na prática.

É preciso começar, testar, observar, acompanhar para compreender se as escolhas do seu planejamento foram efetivas.

Teste sem medo, observe a reação do público e, fundamentalmente, mensure os seus resultados. Essa é a maneira mais eficiente de entender o que está funcionando, o que pode ser ajustado e o que precisa ser alterado.

Essas são as 6 dicas essenciais para você encontrar o seu nicho de atuação e começar a criar conteúdos com mais efetividade e autoridade, e aí influ, vamos nessa?

Conte com quem entende do assunto

Agora que você já aprendeu como escolher seu nicho e está pronto para dar o próximo passo na carreira de influenciador digital, é importante estar antenado e por dentro de tudo que acontece nesse universo, né?

Por isso, estamos com você! Conte com o MIS, nossa plataforma de creators existe para impulsionar marcas através do marketing de influência e trazer as melhores oportunidades e tendências para empresas e criadores de conteúdo.

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